terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SARDENHA NUNCA ESQUECER






A começar por Alghero, o porto pesqueiro quase intocado, destino certo de todos os roteiros. Lá, o viajante conhece a vida tradicional mediterrânea. Já Olbia é o porto principal da Sardenha, cidade mais movimentada e também a porta de entrada para a aclamada – e charmosíssima – Costa Smeralda, ou Costa Esmeralda. 

Florestas, grutas, cavernas e um mar cristalino formam a paisagem da ilha e permitem a prática de atividades como o windsurfe. Além da natureza preservada, aproveite a gastronomia da ilha, recheada de frutos do mar. Vá na primavera. 

Principais atrações:
1 - Grotta di Nettuno
Capo Caccia (27 quilômetros a oeste de Alghero)

É uma das mais lindas atrações naturais da Sardenha. Uma gruta repleta de lagos pequenos e colunas de estalactites. A escada que leva 654 degraus colina abaixo é chamada de Escala del Cabirol.

2 - Nuraghe Palmavera
Km 45 da rodovia que liga Alghero-Fertilia a Capo Caccia

Esse é o melhor lugar da ilha para ver os pré-históricos nuraghe, complexo de moradias individuais de pedra que data do ano 1500 a.C. Dá para ver a torre central, construída com imensos blocos de pedra, e as ruínas de um palácio do século 14 a.C. A civilização Nurágica produziu os mais avançados monumentos arquitetônicos do período no oeste mediterrâneo.

3 - Cattedrale di Santa Maria
Piazza Duomo

Um impressionante exemplo das arquiteturas gótica e catalã, a catedral levou mais de dois séculos para ser construída (de 1552 a 1730). É resultado de uma mistura de estilos. A torre do sino é original do século 16. Há, ainda, finos exemplos de mobílias de mármore dos anos 1700.

4 - Chiesa di San Francesco
Via Carlo Alberto

Construída em 1360 e restaurada no século 16, a igreja mantém muito do seu design gótico e catalão original, especialmente no altar, nas capelas do presbitério e na capela do Sacramento. O campanário é do início do século 16. 

5 - Museo Diocesano d'Arte Sacra
Piazza Duomo 1 

O museu de arte sacra fica dentro de uma igreja fundada em 1568. Em exposição, tesouros litúrgicos e artefatos sacros da Catedral Duomo e de outras catedrais da região. A coleção está dividida em seções de objetos de prata, pinturas, esculturas de madeira e bronze.

6 - Anfiteatro Romano
Via Regina Margherita, 43 – Cagliari

Esse é o mais bem preservado monumento romano na Sardenha, com data do século 2. Dá para observar nas ruínas o anfiteatro e as arenas cravados na pedra.

7 - Cattedrale Piazza Palazzo
Via Martini

Erguida no século 13 no estilo de Pisa, a catedral, uma combinação das arquiteturas romanesca e gótica, contém importantes obras de arte. Entre elas os esplêndidos púlpitos de Maestro Guglielmo. Não deixe de ver as tumbas dos príncipes da Casa dos Savóias. 

8 - Museo Archaeologico Nazionale
Cittadella dei Musei, Piazza Arsenale 

Próximo da Torre di San Pancrazio, esse é um museu de tesouros que levam de volta aos dias dos fenícios, com artefatos das eras púnica e romana. Além de uma extensa coleção de armas e cerâmicas antigas, há belíssima peças de bronze.

9 - Basilica S. Di S. Saturnino
Piazza Di S. Cosimo 

Construída no estilo de uma cruz grega, a igreja tem uma história que data do século 5. Depois de destruída várias vezes ao longo dos anos, foi reaberta definitivamente em 1996, quando inúmeras tumbas das eras romana e bizantina foram expostas. 

10 – Costa Esmeralda
Essa parte litorânea da ilha tem praias com água cristalina, perfeitas para quem gosta de nadar. Além disso, é um point de esportes náuticos e de aventura, como vela e windsurfe. A cidade principal da costa é Porto Cervo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário